5 motivos comprovados para você comer chocolate sem culpa

Pode comer chocolate sem culpa

Quem acha que chocolate é o vilão das mulheres e só causa gordura e celulite está muito enganado. É possível comer chocolate sem culpa pois esse alimento pode trazer muitos benefícios à saúde, desde que não seja consumido em excesso.

Afinal, tudo em excesso faz mal e com o chocolate não seria diferente. Esse alimento dos deuses tem porções de açúcares e gorduras saturadas que podem trazer danos ao nosso corpo. Mas, se consumido com prudência, o chocolate pode fazer com que você se sinta bem e até reduzir os índices de colesterol ruim. Não acredita? Então veja essas 5 razões comprovadas para você comer chocolate sem culpa.

1. Chocolate aumenta sua capacidade de processamento cerebral

De acordo com um trabalho publicado no Journal of Nutrition, o consumo periódico de chocolate contribui para que a pessoa tenha um melhor rendimento cognitivo. O estudo testou 2 mil pessoas com idade entre 70 e 74 anos e foi constatado que o chocolate influenciou a atividade cerebral deles de forma positiva.

2. Pode comer chocolate sem culpa, é muito bom para o coração

Um estudo sueco de 9 anos de duração constatou que mulher que consumiam chocolate com alto teor de cacau, de uma a duas vezes por semana, apresentavam taxas de insuficiência cardíaca menores. Já as que consumiam todos os dias não apresentaram nenhum benefício.

Todos os benefícios que o cacau oferece ao aparelho circulatório contribuem também para manter o coração saudável. Um outro estudo constatou que, de umas 114.000 pessoas, quem come mais chocolate tem 37% menos chance de sofrer uma doença coronária e 29% menos chances de sobre um AVC (acidente vascular cerebral).

3. O chocolate afeta positivamente o seu humor

O chocolate é visto como uma “comida conforto”. Quando o consumimos, nosso cérebro libera endorfina – aumentando o bem-estar e diminuindo o estresse – e a serotonina – neurotransmissor que ameniza o sono e o apetite, media humores e inibe a dor.

4. Chocolate amargo eleva os índices do colesterol bom

O cacau tem em sua composição ácido esteárico e ácido oleico. O primeiro é uma gordura saturada que não altera o nível de colesterol do sangue e o segundo é uma gordura monoinsaturada, que pode reduzir o nível de colesterol.

Os chocolates amargos apresentam maior teor de cacau em sua composição. Eles têm uma substância – o prolifenol – capaz de melhorar o colesterol bom. Os chocolates meio amargo que tem ao menos 60% de cacau também tem o poder de reduzir essa substância. Em contrapartida, os chocolates ao leite elevam o colesterol ruim.

5. Reduz a pressão arterial

O consumo razoável de chocolate reduz a pressão arterial porque o cacau é repleto em flavonoides e essa substância incita a produção de óxido nitroso no sangue e ajuda a desentupir os vasos sanguíneos.

Sim! Pode comer chocolate sem culpa, sim! Mas o ideal é que você troque o chocolate ao leite pelos chocolates com maior teor de cacau ou os meio amargo, pois são estes que trazem benefícios à saúde.

Como nem tudo é flores, o chocolate é um alimento muito calórico e, se consumido em excesso, pode levar ao ganho de peso. Mas pode espalhar para todo mundo que o chocolate “tá” liberado e que faz bem.

Nós amamos essa notícia por aqui! E o que você achou? Já passa no Supermercado RR e garante sua barra de chocolate para comemorar.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *